header-img

Anatômico Virtual

A plataforma atualmente é para uso interno dos professores do ICB e do PGNET

História

Este projeto começou com os professores Ricardo de Ary Pires e Mário Ary Pires-Neto. Podemos dizer que o ano é incerto, pois o sonho de registrar o acervo de peças anatômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou ainda na década de 90, à medida que peças plastinadas começaram a ser produzidas em larga escala, sob o comando da professora Suzanne Queiroz.

Entretanto, o ano de 2017 foi um marco para o início do projeto que culminou com esta plataforma, o “Anatômico Virtual”. Naquele ano, os professores Mário e Ricardo começaram a contar com a contribuição de cinco monitores de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB-UFRJ). Durante aproximadamente dois anos, diversas peças anatômicas foram fotografadas e as primeiras reconstruções começaram a ser realizadas. Sim, vimos que era possível! O sonho já não estava tão distante. De todo modo, a tarefa era árdua e exigia um grande engajamento para que fosse concretizada, além de um grupo de pessoas de diferentes áreas de conhecimento.

Quis o destino que este grupo e todas as condições necessárias fossem reunidas no ano de 2020, justamente no início da maior pandemia do século. Ao mesmo tempo que a rápida disseminação da COVID-19 trouxe obstáculos para a concretização de um projeto de tamanha magnitude, também foi um fator de incentivo para o nosso trabalho. Tudo começou com a gravação, ainda que de forma incipiente, de vídeo-aulas com peças anatômicas para tentar reduzir o impacto da perda de contato com a prática no anatômico. Ao longo de poucos meses, o projeto cresceu em quantidade, com o ingresso de novos membros e a formação de uma equipe estruturada, formada pelos alunos Lionete Gall Acosta Filha, Lucas Rego Ramos e Thiago Duarte Torres, pelo pós-doutorando Orlando Fernandes e pelo mestre Pether Neves Fernandes, todos orientados pelos professores Marcos Fabio Henriques dos Santos e Paulo Henrique Rosado de Castro. Isso resultou em um expressivo ganho de qualidade, algo indispensável para a resolução dos desafios que surgiram no decorrer desta trajetória - e, a despeito de tais contratempos, o trabalho em equipe sempre foi extremamente prazeroso.

Ademais, fez-se também indispensável para a confecção deste acervo os trabalhos da professora Daniela Uziel e da saudosa professora Jane Amaral. Sob o comando delas, a Unidade de Plastinação Suzanne Queiroz (UP) sofreu processos de expansão, de modernização e de conexão com outras universidades nacionais e internacionais. Neste processo, tão fundamentais quanto foram as contribuições dos funcionários da UFRJ, Demir Mendes, Almir Lobo e Genaro Amaral. Mais recentemente, a UP vinha sendo coordenada pelo professor Marcos Fabio Henriques dos Santos.

O lançamento desta plataforma, com a possibilidade de homenagem aos seus idealizadores, o inesquecível professor Ricardo de Ary Pires e o professor Mário de Ary Pires-Neto, tornou o sabor da conquista algo indescritível.

Por fim, não podemos deixar de agradecer à empresa RM Serviços Tecnológicos, a qual ficou encarregada da programação deste site de forma eficaz e meticulosa.