Carregando...

Institucional

CAPES - Programa Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) é a política de governo que direciona as atividades do conjunto de instituições de ensino superior que compõem o sistema nacional de pós-graduação (SNPG), como as instituições públicas e privadas, confessionais e comunitárias. O PNPG integra o Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. A elaboração do plano é realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) por meio de uma comissão nacional formada por membors da comunidade acadêmica. Ao longo de 50 anos foram criados seis planos que ajudaram a pavimentar a institucionalização do sistema de pós-graduação existente no país.

Para mais informações, clique aqui.

  • Dar atenção à diversidade curricular e a formações mais compatíveis com o conhecimento já disponível, bem como o incentivo a programas de formação multi-, inter- e transdisciplinares.

  • Usar os indicadores de solidariedade como instrumento para a ampliação do parque nacional de pós-graduação.

  • Contemplar o espelhamento não linear das áreas do conhecimento e a criação de centros de excelência em ensino e pesquisa de padrão internacional.

Equipe do Professor Vivaldo Moura Neto - Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer

Estímulo à formação de redes de pesquisa e pós-graduação, envolvendo parcerias nacionais e internacionais, no nível da fronteira do conhecimento, visando à promoção da descoberta do "novo" e apoiar projetos inéditos.

A nação deve investir nas atuais gerações de crianças e jovens, particularmente nas áreas de saúde e educação, em ações voltadas para o ensino básico e superior, pois dependerá dessas o desempenho da economia brasileira nas próximas décadas.

Garantia do apoio ao crescimento inercial do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)

Consideração nos diferentes programas visando o desenvolvimento, a economia, a saúde e a educação no Brasil, das características culturais das populações.

Importância às questões ambientais na pós graduação.